A Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO, vem por meio desta,
manifestar seu apoio aos e as estudantes do movimento estudantil das Casas de
Estudante que estão ocupando a reitoria da UFRGS. Reconhecemos a ocupação como
ato de resistência e ferramenta de luta que proporciona mudanças visando garantir
reivindicações pertinentes à qualidade, permanência e bem estar dos estudantes da
UFRGS, uma vez que as pautas elencadas pelo movimento estudantil são legitimas e
vão ao encontro dos princípios éticos do Serviço Social, nos quais destacamos o 2º, 4º e
5º princípios fundamentais (Código de ética dos Assistentes Sociais, 1993):
A “Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo”, a
“Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda
sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes
trabalhadoras” e “Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure
universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais,
bem como sua gestão democrática.”
Neste sentido, além de estarem pautando por melhores condições de acesso,
permanência e qualidade nos serviços prestados, ao materializar a ocupação os
estudantes estão buscando pela garantia de direitos básicos que estão sendo violados,
lutando pela superação da precarização das infraestruturas das casas de estudante
universitárias, contra exploração das bolsas de permanência estudantil sem contrapartida
de trabalho, pois a assistência deve assistir e não designar estudante para exercer função
de cargos Técnicos Administrativos em troca de bolsa da assistência estudantil, pela
efetivação de Plano de Prevenção Contra incêndio (PPCI) para todas as moradias, por
auxilio alimentação nos finais de semana, adaptação das moradias para pessoas com
deficiência, permanência de pais e mães estudantes – com acesso a moradia, creche e
benefícios – e ressarcimento pelos dias sem Restaurante Universitário.
Assim, nos solidarizamos com todas e todos as e os estudantes que estão na ocupação,
desejando que todas as pautas sejam atendidas. Em tempos de crise do capital, os
rebatimentos da crise afetam diretamente as estruturas sociais e consequentemente se
demonstra tangível no descaso da prestação de serviço público e garantia de direitos
universais. Lutar é preciso e
resistir é necessário, contra toda forma de opressão e exploração de classe sobre classe,
e por mais equidade e qualidade na educação e formação profissional. Sigam firmes
companheiras e companheiros.
Att,
Coordenação Regional da ENESSO 2015/2016 – Gestão: “Não acomodar com o que
incomoda”
Coordenação Nacional da ENESSO 2015/2016 – Gestão: “É tempo de dissidência, é
tempo de revolução!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solte a voz!