17 de maio de 2016

Moção de apoio ao Centro Acadêmico de Serviço Social CASS PUC-PR.

Manifestamos publicamente todo nosso apoio às lutas do MESS do PR, em especial à professora Ilda Witiuk e as/os estudantes de Serviço Social da PUC-PR, por entender que a mesma está sendo injustiçada por defender seus direitos de reivindicação e crítica ao modelo de ensino-aprendizagem instaurado pelo modelo de educação prestado pela PUC-PR.

"No último dia 12 de maio soubemos que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) afastou das atividades acadêmicas todas/os as/os professoras/es integrantes da diretoria do sindicato da categoria – Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana, SINPES - que trabalhavam na instituição.

O SINPES, publicou em seu informativo trimestral (edição janeiro a março de 2016), uma série de textos críticos, ao atual reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR. Nos textos, assinados pela diretoria do sindicato, a entidade deu destaque ao currículo do reitor, com vasta produção acadêmica sobe o caráter público da educação; essas críticas foram a motivação para o afastamento das/os professoras/es.

O dirigente máximo da instituição tem comandado um processo agressivo de mercantilização do ensino, com aumento de mensalidades e restrição ao funcionamento de cursos por critérios estritamente lucrativos, a citar a não abertura de turma para o curso de Serviço Social neste ano, o que ameaça o futuro desse curso que já formou tantas/os profissionais qualificadas/os na PUC-PR, e também um dos cursos mais antigos, que contribuiu na construção da própria Universidade.

Diante dessa contradição, o sindicato dos professores cobrou publicamente o reitor a tomar posições em defesa da educação, especialmente por estar no comando de uma instituição filantrópica que se vale dos benefícios daí decorrentes e que presumem a obrigação da universidade cumprir sua função social. Por tudo isso, no exercício da liberdade de expressão e da luta em defesa da classe trabalhadora, o sindicato publicou textos de caráter político que cobravam que a PUC-PR desistisse do processo de precarização das condições de trabalho – terceirização das/os funcionárias/os da segurança e limpeza -, de coação às/aos profissionais, de demissões coletivas e de fechamento de cursos, entre outras medidas.

Em reação às cobranças da entidade sindical, o reitor entrou com ações judiciais, civil e criminalmente, contra os dirigentes sindicais e afastou das atividades acadêmicas todos os professores que trabalham na PUC-PR e que estão na direção do SINPES. Disso resultou o afastamento da professora Doutora Ilda Lopes Witiuk, que tem mais de 20 anos dedicados com afeto e competência à instituição PUC-PR e que compõe o quadro de docentes do curso de Serviço Social, da qual tem turmas de graduação; bem como orienta mestrandas/os na Universidade.

Inconformados com essa medida, por meio da qual a PUC-PR ameaça demitir por “justa causa” os professores envolvidos na direção do sindicato, as/os estudantes de Serviço Social juntamente com estudantes de diversos cursos, que tiveram docentes afastados nesse processo de perseguição política, estão iniciando neste mesmo dia uma mobilização permanente para expressar o repúdio às retaliações da universidade contra os professores que apenas exerceram seu direito legítimo de reivindicação.

A conduta da PUC-PR é de extrema gravidade, considerando os já mencionados benefícios decorrentes de sua condição de instituição filantrópica que exigiriam da universidade uma conduta exemplar na defesa do modelo de educação com compromisso com a função social. Além disso, estamos falando de uma universidade na qual, por princípio, deve haver a liberdade de cátedra e a absoluta repulsa a qualquer espécie de censura. Por fim, a conduta da PUC-PR se soma a diversas outras condutas de subserviência da instituição ao mercado, que sacrificam as iniciativas acadêmicas de cunho social, entre elas o próprio curso de Serviço Social.

Quando falamos de corpo docente, consideramos importante destacar que a nossa professora Doutora Ilda Lopes Witiuk é o coração do corpo docente do curso de Serviço Social, onde o seu saber é transmitido com afeto há muitos anos. Se ela for desligada do curso da forma como a PUC-PR pretende fazer, haverá uma grande injustiça e uma mensagem de impotência das forças do Serviço Social. A conduta da PUC-PR nesse sentido é anti-educacional, pois contraria lições importantes daquilo que aprendemos no curso, sugerindo que é proibido reivindicar contra as injustiças. Se prevalecer essa mensagem, os futuros profissionais estarão sendo desestimulados a qualquer atitude de mudança social já desde as aulas da graduação.

Por tudo isso, pedimos a solidariedade de todos aos professores que estão sendo vítimas dessa perseguição dentro de uma instituição. Trago essa mensagem a pedido de todas as alunas e alunos do curso de Serviço Social da PUC-PR pelo prestigio e o respeito absoluto à professora Ilda, que, aliás, nos estimula a conhecer o trabalho de muitos aqui presentes, sejam vocês que integram a mesa, sejam tantos outros que participam deste evento.

Seguimos em luta na esperança de fortalecer a ação da/o assistente social, mostrando nossa disposição para enfrentar tantos outros desafios que teremos ao longo de nossas vidas. Por isso, não podemos aceitar calados que nossa própria universidade pratique tamanha injustiça. Agradecemos à oportunidade.

Acadêmicas/os de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte a voz!