"Como discentes legalmente matriculados em disciplinas que aguardam nomeação de professores nos vimos obrigados a estabelecer este estado de ocupação. A negligência quanto a alocação e nomeação dos professores pela PROGEPE – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas –, nos prejudica diária e diretamente, nossa revolta se dá como explanado em moção de repudio, que ao conferir a relação de professores e suas respectivas áreas, se caem em maresia de espanto, pois com seus dois professores, o curso tem de lidar com tamanha situação, nos sendo negadas nomeações de professores em lista de espera e por consequência tendo nossas aulas canceladas em quatro disciplinas da matriz curricular.
O Curso de Serviço Social foi criado de acordo com a resolução CONSUN Nº 004/2014 e seu Projeto Pedagógico – PPC aprovado pela resolução CONSUEN Nº 055/2014.
Atualmente contamos com com 04 (quatro) componentes da matriz curricular sendo ofertados sem professores para ministrá-los. As turmas do primeiro e terceiro período ficaram prejudicados, repetindo-se a situação de precarização do ensino superior que aconteceu no semestre 2015.2 por ausência de professor na disciplina de Questão Social e Serviço Social devido demora da instituição em nomear a professora que ficou em primeiro lugar no concurso e a disciplina está em reoferta no atual semestre, sobrecarregando o corpo discente.
Os componentes ofertados atualmente e que encontram-se sem professores são:
1) Oficinas de Formação Profissional I: Serviço Social e Realidade Social
2) Trabalho e Sociabilidade
3) Serviço Social e Saúde na América Latina e
4) Serviço Social e Pensamento Social Moderno.
Nosso intuito neste espaço não é interromper com o fluxo de trabalho. Ocupamos este espaço de maneira legitima, e dele sairemos somente e após ouvir, dialogar e ter respostas efetivas e datadas da Reitoria e PROGEPE, após firmação de acordo entre coletivo, centro acadêmico, Reitoria e PROGEPE.
Vimos a partir dessa carta, pedir o apoio aos coletivos, movimentos estudantis, conselhos, sindicatos e afins, pois nossa luta é uma coletiva e contra a precarização do ensino superior.
Convidamos também, a quem possa interessar, para se fazer presente neste ato a fim de esclarecimentos e união de forças.
Coletivo de Greve Discente
Foz do Iguaçu, 29 de março de 2016"
Enquanto ENESSO declaramos veementemente nosso apoio às lutas estudantis, e vimos a público afirmar nosso posicionamento no que refere a garantia de educação com qualidade, e junto às lutas das/dos estudantes de Serviço Social reconhecemos a ocupação como instrumento de luta para superação das aflições que assolam nossas/os colegas. Alinhando aos nossos princípios éticos, no entendimento em que a educação é uma riqueza social produzida e materializada legitimada pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC, reconhecemos que as/os estudantes estão dando concretude ao Código de Ética do Assistente Social, que segundo seus princípios fundamentais, compreende que: "V. Posicionamento em favor da equidade e justiça
social, que assegure universalidade de acesso aos
bens e serviços relativos aos programas e políticas
sociais, bem como sua gestão democrática;", assim sendo, damos todo nosso apoio ao Coletivo de Greve Discente da UNILA.
Att,
Coordenação Regional da ENESSO - REGIÃO VI
01 de Abril de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solte a voz!