15 de julho de 2021

NOTA EM SOLIDARIEDADE ÀS/OS ESTUDANTES DAS HUMANIDADES E AO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL DA UCS

 















🗣 Fala Região VI!

📌 Confira nossa nota em solidariedade às/os estudantes das humanidades e ao Diretório Acadêmico de Serviço Social da UCS (Universidade de Caxias do Sul / RS).
❗️A nota diz respeito aos recentes acontecimentos que envolvem a reforma do 3º andar do BLOCO H, prédio da Universidade que comporta a atual sala do DASS UCS, assim como outros cursos das humanidades. Com a restauração do edifício, a reitoria objetiva ceder o espaço para atividades destinadas ao curso de Medicina, sendo esta uma decisão tomada de forma unilateral, sem consulta aos alunos e/ou coordenação do curso.
Desta forma, enquanto Executiva que representa os estudantes de Serviço Social, nos colocamos contrários a qualquer tipo de ação que qualifique um curso em detrimento de outros, sem respeitar a história de luta e construção destes.
__________

#descriçãodaimagem Arte principal do post, com fundo azul escuro (marinho), no centro da arte está a imagem ilustrativa do respectivo Bloco H, mostrando a entrada do prédio. Acima da imagem tem um retângulo verde escuro, com o seguinte título: “NOTA EM SOLIDARIEDADE ÀS/AOS ESTUDANTES DAS HUMANIDADES E AO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE SERVIÇO”. Mais abaixo (por cima da imagem ilustrativa) aparece outro retângulo verde escuro, um pouco menor que o primeiro, em que está escrito: “ARRASTA PRO LADO E CONFIRA”, com a figura de uma seta logo ao lado. Abaixo da imagem do Bloco H está a fonte de onde consultamos “Fonte: UCS - Bloco H, Alto Feliz, Rio Grande do Sul (maps123.net)”. Na parte inferior da arte, no canto direito, está o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro.


#descriçãodaimagem1 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a nota de solidariedade: “EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL REGIÃO VI (PR, SC e RS)

NOTA EM SOLIDARIEDADE ÀS/AOS ESTUDANTES DAS HUMANIDADES E AO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL DA UCS

As/os representantes da ENESSO Região VI, vêm através desta nota manifestar apoio às/aos estudantes de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul, bem como estudantes das humanidades e licenciaturas desta Universidade que têm sofrido ataques institucionais na garantia de seus espaços físicos (sala do DASS e salas de aula) nas últimas semanas.”

No canto esquerdo da arte está a numeração do post “1”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro.

#descriçãodaimagem2 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a continuação da nota de solidariedade: “Já não bastasse o atual contexto de uma conjuntura pandêmica, que têm como governo uma representação que visa o lucro acima da vida e por isso não só o número de casos de contaminação por COVID-19 tem aumentado, como também as mortes em relação à ela, o índice de desemprego e miséria e uma vacinação lenta em todo o país, na cidade de Caxias do Sul, a reitoria da UCS, que possui representação da ENESSO, tem atacado seus/suas estudantes com a retirada de direitos e espaços físicos. 
Nossas representações trazem que a Universidade, durante toda a pandemia, se mostrou não só a favor de um ensino à distância, implementando o Ensino Remoto Emergencial (ERE) de forma totalmente vertical e autoritária, sem consenso com a comunidade acadêmica em sua totalidade, como também durante anos vem destacando através de uma gestão elitizada,”

No canto esquerdo da arte está a numeração do post “2”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro.

#descriçãodaimagem3 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a continuação da nota de solidariedade: “o caráter capitalista da tomada de decisões, privilegiando o lucro que os cursos dão à Universidade e não a qualificação de todos os cursos. Por isso, há presente na instituição uma desvalorização e precarização dos cursos da área de humanidades e as licenciaturas da UCS. Desta vez, seguindo nessa linha de desmonte das humanidades, que sabemos ser uma linha ideológica vinda do governo federal sobre a desvalorização e importância desses cursos, a UCS organizou uma proposta de reforma ao Bloco H (prédio que abriga os cursos de humanidades e também das licenciaturas), em que todo o 3º andar do prédio será tomado e reestruturado para comportar laboratórios do curso de medicina - curso esse que já possui um bloco específico na Universidade e que tem grandes rendimentos e valorização, novamente pelo lucro que traz à instituição.”

No canto esquerdo da arte está a numeração do post “3”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro.

#descriçãodaimagem4 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a continuação da nota de solidariedade: “No entanto, tal ação tomada pela UCS, novamente foi unilateral, vertical e sem consenso tanto com professores/as e coordenadores/as, quanto com as/os estudantes dos cursos que estão presentes no Bloco. Essa nova reforma não só tiraria a totalidade das salas do 3º andar do uso dos cursos de humanidades, como também deslocaria a sala física do Diretório Acadêmico de Serviço Social para outra sala que é desconhecida pelas/os estudantes deste curso. Destacamos que a defesa pelo espaço físico da sala do diretório acadêmico se dá pelo seu significado histórico ao Movimento Estudantil de Serviço Social e o curso de Serviço Social, inclusive pela questão de representatividade ainda mais destacada pelo graffiti interno na sala onde se destacam figuras históricas de grande referência para o curso.”
No canto esquerdo da arte está a numeração do post “4”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro

#descriçãodaimagem5 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a continuação da nota de solidariedade: “Diante disso, as/os estudantes dos cursos de humanidades da UCS, junto aos seus Diretórios Acadêmicos e Diretório Central de Estudantes marchou no dia 15 de junho de 2021, em manifestação pela defesa do Bloco H e dos cursos de humanidades até a reitoria da universidade, fazendo a entrega de um Manifesto (acessível no link da bio) assinado pelo DCE e por diversos DA’s da universidade em apoio às/aos estudantes de humanas e trazendo alternativas ao Reitor de investimentos na área, e não cortes como tem acontecido. Cabe aqui destacar que o reitor da Universidade assinou o Manifesto das/dos estudantes e se comprometeu a levar o documento para o Conselho Diretor da Universidade, para repensar a proposta de reforma ao Bloco H, de forma a não qualificar um curso em detrimento de outros e respeitar a história de luta e construção desses cursos.”

No canto esquerdo da arte está a numeração do post “5”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro.

#descriçãodaimagem6 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a continuação da nota de solidariedade: “É importante problematizar a existência de um processo de precarização quanto aos cursos de humanidades, que se reflete, a nível nacional, dentro de um contexto neoliberal e conservador que ataca os direitos educacionais, os quais se refletem e materializam nas ações propostas à Universidade de Caxias do Sul por parte da reitoria. Enquanto estudantes de Serviço Social e militantes do Movimento Estudantil sabemos as dificuldades que tanto o nosso curso quanto o ME passaram desde a sua estruturação, fazendo defesas e enfrentamentos aos diversos cortes e não garantia de direitos que tivemos enquanto população. Não nos calamos diante de tanta injustiça durante anos e não será agora que iremos nos calar.”
No canto esquerdo da arte está a numeração do post “6”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro.

#descriçãodaimagem7 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a continuação da nota de solidariedade: “A Região VI da ENESSO considera essa ação institucional da Universidade de Caxias do Sul em reformar o Bloco das/dos estudantes totalmente autoritária e antidemocrática, pois não houve comunicação nem consenso com a comunidade acadêmica, o que fere nossos princípios enquanto entidade, e também os da universidade enquanto instituição comunitária.
Por isso, nos posicionamos em SOLIDARIEDADE às/aos nossas/os colegas de curso e também das áreas de humanidades.”

No canto esquerdo da arte está a numeração do post “7”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro

#descriçãodaimagem8 Imagem com fundo azul escuro (marinho), no centro está a continuação da nota de solidariedade: “PELA DEFESA DO BLOCO H! PELA DEFESA DA SALA DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL! NÃO À PRECARIZAÇÃO DOS CURSOS DE HUMANIDADES! POR MAIS INVESTIMENTOS PARA A EDUCAÇÃO!”

Finaliza a nota. Abaixo colocamos uma imagem da arte feita com grafite na sala do Diretório Acadêmico.
No canto esquerdo da arte está a numeração do post “8”. No canto direito, a figura de uma seta e ao lado o logo da ENESSO, atrás de um círculo verde escuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte a voz!