22 de fevereiro de 2021

ENESSO R6 Retoma Campanha: Minha Casa Não é Sala de Aula!



Durante a pandemia a Executiva Nacional das e dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) da região 6 lançou a campanha #MinhaCasaNãoÉSalaDeAula, entendendo as dificuldades que a crise sanitária ocasionada pela Covid-19 e intensificada com as políticas neoliberais trouxe de forma reforçada para as/os trabalhadoras/es e estudantes de Serviço Social. A renda das famílias diminuiu, muitas/os de nós nunca tivemos o direito de ficar em casa e continuamos trabalhando, estagiando e lutando para sair deste sufoco.

Neste momento, completando quase um ano da paralisação das aulas presenciais e das movimentações para a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas universidades – que foi adotado como medida para que a produtividade das universidades brasileiras fosse mantida –, relançamos essa campanha. Nas universidades privadas o objetivo do empresariado é continuar lucrando com as mensalidades (sem redução!) e continuar as aulas sem considerar a situação em que cada estudante está passando neste momento. Nas universidades públicas a situação não é diferente, o Ensino Remoto só revela o projeto de universidade e de ensino superior do Ministério da Educação que está sendo aplicado mesmo com a contrariedade das(os) estudantes.
.
Nós, estudantes de Serviço Social, sabemos o quanto está sendo difícil para cada um/a ter seus planejamentos estudantis e profissionais interrompidos por uma pandemia, o quanto tem sido difícil defender a quarentena para as/os trabalhadoras/es mas ter que estar em constante risco para manter a sobrevivência de nossas famílias. Para nós que aprendemos que a formação profissional precisa também da nossa experiência no movimento estudantil, está muito difícil lutar e mobilizar sem poder estar lado a lado (literalmente) de cada estudante e trabalhador/a. 
.
Mesmo com todas dificuldades não baixaremos nossas bandeiras de lutas, precisamos entender que as nossas reivindicações são em prol do coletivo e podem alterar o futuro das/os próximas/os que virão depois de nós. Por isso, continuaremos firmes e fortes contrárias ao Ensino Remoto nas universidades brasileiras, pois prejudica profundamente nossa formação profissional e esvazia de sentido o que é aprender e ensinar. Segue nos comentários ⬇️
.
Para nós o ensino só pode ser possível na sala de aula, com políticas de permanência, com pesquisa e extensão popular. Aprender é muito mais que ouvir conteúdo, é debater, participar, construir sínteses coletivas. Assim, a pasta de Movimento Estudantil da Região VI da ENESSO retoma a campanha #MinhaCasaNãoÉSalaDeAula e convida você a participar! Gostaríamos que cada estudante pudesse compartilhar um pouquinho de sua experiência com o Ensino Remoto Emergencial e pandemia, por meio de um texto ou vídeo, podendo ser anônimo ou com o seu nome. Nos envie por DM, facebook ou e-mail da ENESSO.

______________________________

#Descriçãodaimagem1 Imagem de fundo verde azulado, em que está escrito logo em cima

“A ENESSO retoma a campanha:
#MinhaCasaNãoÉSalaDeAula”

sendo que o “Não” está escrito em cima de uma “pincelada” em tom amarelo

abaixo disso, no canto esquerdo tem o desenho de uma pessoa levantando um cartaz com a logo da ENESSO dentro, no lado direito está escrito:

“envie seu relato, por vídeo ou texto
Com sua escola e seu nome ou em anônimo”

Na parte inferior da imagem tem uma faixa em amarelo , com flechas no canto direito apontado para a direita, e no lado esquerdo está escrito:

“Veja por onde enviar ao lado”

#Descriçãodaimagem2 Imagem de fundo verde azulado em que está escrito

“Quer participar? 
Envie seu relato para:”

sendo que o “seu relato” está escrito em cima de uma “pincelada” em tom amarelo

 Em baixo disso estão as redes da enesso em que podem ser enviados os relatos, cada uma com o logo da rede e do lado direito escrito da seguinte maneira:

logo do facebook “ENESSO - Região VI”
logo do instagram “@enessorvi”
logo do gmail “enessoregiaosul@gmail.com”

na parte inferior da imagem tem o desenho de um computador em que dentro da tela está escrito

“#MinhaCasaNãoÉSalaDeAula”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte a voz!